sexta-feira, 25 de março de 2011

Passeata contra aumento de tarifa de ônibus é mais relevante do que aparenta.



As 21h15 de ontem cerca de mil jovens estudantes excursionaram pela Avenida Brigadeiro Luis Antônio após sair da Avenida Paulista em protesto contra aumento da tarifa de ônibus em São Paulo. O movimento só foi terminar por volta das 22h30 na Rua Vergueiro, acompanhado por policiais que detiveram três pessoas por porte de bombas caseiras e alguns outros utensílios como estilingues. O ato é uma manifestação organizada pelo Movimento do Passe Livre (MPL), um movimento social que visa reivindicar a migração do transporte privado para um sistema público, qual permita passe livre para toda a população. A partir dessa idéia é questionado o ato de ir e vir e as possíveis melhorias do transporte diante do aumento populacional em conjunto com a organização estrutural urbana. Não é apenas uma passeata por diminuição de custos, mas uma busca pela necessidade da mudança política onde os principais agentes batalhadores dessas mudanças somos nós. Nós. Que somos todos os dias transportados em condições desumanas sob rotina frenética e caótica numa cidade, como São Paulo, considerada a 5º maior do mundo, mas a 117º em qualidade de vida no ranking mundial, segundo a fonte Mercer. A evolução não está de acordo com a necessidade de tamanho crescimento e ainda nos cobram, injustamente, por isso. Acompanhar as taxas da economia vira um pretexto para os aumentos constantes sem melhorias efetivas. E é, através da união populacional, que alguma coisa pode mudar, pois, a força governamental não pode ser maior que a força do povo. Até parece um pensamento utópico, mas não deveria. Grandes ditadores caíram por conta disso. E quem nos representa (votados por nós) não deve ignorar nossas reivindicações ou, pelo menos, não deve nos privar do direito de questionar. Vamos aguardar esperando que o desfecho não seja frustrado e, se assim o for, precisamos continuar caminhando rumo à busca de melhores resultados.

NB

Pra quem quer saber mais sobre o Movimento Passe Livre (http://mpl.org.br/)
E dessa vez as fotos foram de Rômulo Pontes via webphone.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Chuva em São Paulo parece não ter solução.

                            18:10, Cruzamento da Avenida Rebouças com a Avenida Brigadeiro Faria Lima

Nessa quarta-feira, 16 de fevereiro, o paulistano sofreu para chegar ao destino desejado e grande parte não chegou. A partir das 15hrs, aproximadamente, a chuva caiu forte durante quase 2 horas, causando transbordamentos de rios, quedas de árvores, desligamento de faróis e pontos de alagamento (registrados, pela CET, 69 ao todo). O caos novamente instalado. Somos surpreendidos quando vemos locais que nunca tínhamos visto alagados antes, completamente intransitáveis. A cidade já não consegue reagir  às tempestades  previsíveis para o período. E quem sofre com isso é a população. Nesse caso, não somente os dependentes dos transportes coletivos como toda a massa que utiliza as vias públicas. O estresse causado por essas situações na vida do brasileiro, é um dos fatores que faz o país ser o 2º do ranking do 'estresse extremo na população', segundo a ISMA-Brasil (Internacional Stress Management Association). Ficamos atrás somente do Japão. Ou seja, uma questão coletiva inclusive, de saúde, pois, está cientificamente comprovado, que os 'estressados' tem mais chances de sofrerem alterações, principalmente, cardíacas. Chuvas descontroladas e a notável falta de estrutura para uma cidade em que ninguém consegue organizar. Só nos resta assistir as árvores fora dos seus lugares e ter paciência para não fazer parte das estatísticas participativas do ranking que, por sinal, não é nenhum orgulho de quase se liderar.

NB


sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

1984, de George Orwell: Ele preveu o futuro?

Publicado em 1949, um dos romances mais conhecidos do autor inglês Eric Arthur Blair (pseudônimo, George Orwell) merece destaque pela sua grande abrangência crítica sobre as limitações do homem inserido em um sistema totalitário. Resumidamente, a história é contada em torno do Sr. Winston, que vive numa sociedade completamente controlada pelo Estado e pelos interesses ideológicos de um Partido. Vigiados 24 horas por dia, o ato de pensar, diferentemente dos demais, significava a grande chance de não existir por muito tempo. Livros históricos, notícias de jornais e até mesmo a própria arquitetura não escapavam do manuseio articulado que visava a total manipulação de informações. Coinscidência ou não? Atualmente a coisa não é muito diferente. Pode não ser explícita, mas é ocultamente presente. Somos também vigiados nessa era tecnológica de câmeras espalhadas e satélites inteligentes. Ficar imperceptível nos lugares, já não é muito garantido. Você pode estar sendo filmado agora! E o que você consome? É só olharmos para os meios de comunicação em massa, inclusive para os maiores e mais poderosos, para notarmos que a ficção se tornou mera realidade. Na verdade isso não é nenhuma novidade, principalmente para quem tem a mínima formação conceitual das coisas mas, infelizmente, a grande maioria é, cotidianamente, 'metralhada' por excessos e amparada por falsas expectativas, conduzidas por informações que vão de encontro aos mínimos que são beneficiados enquanto essa mesma sociedade não questionar o meio em que vive. E será que foi previsão mesmo? Ou apenas a evolução de um sistema que há muito já existe e só foi reformulado? Vamos consumir melhor. Já que estar no sistema "big brother" é inevitável. 

Boa leitura!

NB

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

E vamos começar.

Sabemos que o mundo está cheio de novidades e é através delas que nos comunicaremos.
Na rotina de um mundo interligado entre seus cantos o excesso parece sobrecarregar. 
Uma miscelânea de notícias e uma maratona de idéias dentro de um cenário que nos envolve com constantes informações .
Porque não  aproveitar tudo isso e ver de perto o que acontece no cotidiano desse balaio de gatos misturados ?!

Textos e ilustrações feitos por mim em publicação semanal neste blog.
Nesse verdadeiro "balaiomixmundi" o comum poderá surpreender.

Mãos à obra!
NB